Rede Corporativa
Guarujá, 18 de outubro de 2017.
16/04/2012
Notícias
A Translitoral
Compromisso com seus clientes: Atendimento, Pontualidade, Conforto e Segurança. Além da experiência em transporte no setor de turismo e de fretamento, a Translitoral atua também com linhas rodoviárias e suburbanas.
A Translitoral se consolidou pela competência técnica e administrativa proveniente da experiência de seus funcionários no setor de transporte de passageiros. A empresa tem como missão oferecer um transporte confortável, seguro e pontual, proporcionando satisfação aos clientes e funcionários, contribuindo com a qualidade de vida da população e do meio ambiente.
 
 
A responsabilidade é a base da relação com os passageiros e com a cidade de Guarujá. A trajetória da empresa é a soma de todos os caminhos já percorridos e de muitos outros que o futuro ainda vai mostrar.  
 

Atuação
 
Com uma frota moderna, a Translitoral Transportes atua nos seguintes setores de transporte de passageiros:
 
- Transporte Urbano, realiza o serviço das linhas municipais de Guarujá
 
- Fretamento e Turismo, oferece ônibus, microônibus e vans equipados para atender excursões, passeios e eventos; fretamentos para empresas e o serviço de atendimento para os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Cumbica (Guarulhos).
 
 

Operação
 
A Gerência de Operações trabalha com modernos softwares de gestão e controle que possibilitam o planejamento eficiente do alinhamento da oferta de viagens com a demanda de passageiros.
 
A todo instante, a comunicação entre o Plantão de Tráfego, a fiscalização nas ruas e os Terminais de ônibus garante a confiabilidade do sistema de transporte para os passageiros. Para manter sua frota moderna, atualmente com 162 veículos (incluindo reserva técnica), entre ônibus e microônibus, a Translitoral busca no mercado nacional, os veículos com a mais avançada tecnologia em chassis e carroceria.


Centro de Controle Operacional (CCO) - Evoluindo para melhor atender os clientes

Aperfeiçoando o sistema de transporte coletivo do Município de Guarujá, a Translitoral implantou em 2012, o Centro de Controle Operacional (CCO), que permite um controle preciso da circulação dos ônibus, o que refletirá em todo o desempenho da operação, em especial, no atendimento ao cliente, quanto a realização de viagens e ao cumprimento da programação horária.

 

Este moderno centro de informação funciona na sede da Translitoral, que funciona como cérebro de toda a operação. Por meio de telões, computadores e rádio transmissores; a equipe de analistas de tráfego acompanha a posição de todos os ônibus, desde o momento em que o veículo sai da garagem até o fim de sua jornada, assim como o a atualização dos monitores dos terminais. As informações são emitidas por meio de GPS e a transmissão para o CCO é através de GPRS, via satélite.

 

Em 2015, modernização - Em 2015, o CCO foi modernizado com nova aquisição de software de monitoramento de última geração em tecnologia que permite, com mais rapidez e precisão o acompanhamento dos ônibus nas linhas, o cumprimento da programação horária e a fluidez do sistema viário, além de novas funcionalidades, tais como:

-  agilidade na comunicação com a operação externa;

-  através do aplicativo Ônibus Fácil   ter a possibilidade acompanhar a previsão de chegada dos ônibus em nos pontos através de celulares, tablets e computadores (desde que estes equipamentos tenham acesso à internet).


 
Qualidade  de Serviços
 
RH  Capacitação de Funcionários - Os funcionários da administração, manutenção e operação da Translitoral recebem treinamento para a constante melhoria do atendimento aos nossos passageiros.
 
Nossos motoristas realizam treinamento interno e externo com reciclagem periódica. Cursos de capacitação profissional orientam o motorista sobre segurança no trânsito, direção defensiva, atendimento aos passageiros portadores de necessidades especiais, relação interpessoal e atendimento ao usuário. O resultado deste investimento é que o motorista passa a dirigir com mais qualidade, contribuindo para a eficiência do transporte público.
 
 
Frota moderna e acessível para todos
 
Em 2015, Guarujá alcançou 100% da sua frota operacional totalmente adaptada aos portadores de necessidades especiais. Nos últimos anos, a empresa renovou a sua frota com a entrega de 114 novos ônibus adaptados ao transporte coletivo municipal. Todos os novos ônibus entregues são adaptados ao transporte de passageiros com necessidades especiais.
 
 
Acessibilidade
A empresa sabe da importância do serviço de transporte para a inclusão social dos portadores de necessidades especiais, com estes novos ônibus. Ano a ano é possível verificar o aumento na oferta de viagens adaptadas.
 

 
Os terminais de ônibus de Vicente de Carvalho e Ferry Boat também são totalmente acessíveis e possuem rampas que facilitam acesso às bilheterias, sanitários, telefone público e plataformas de embarque e desembarque.  Os veículos possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seu ocupante, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia.
 
Os motoristas da Translitoral recebem treinamento adequado para atender pessoas com necessidades especiais, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirante.

       


Tecnologia de última geração
Os veículos vêm equipados com computador de bordo. As funções são mostradas no visor, no painel de instrumentos. Nele são disponibilizadas informações, como: luz do letreiro, luz do salão, campainha quando toca, exaustor, farol de neblina, qual é a marcha que está em operação e consumo de diesel.
 
 
Conforto e Segurança
A Translitoral buscou no mercado nacional os ônibus mais completos em equipamentos, dentre os quais o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade (quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor) e controle de partida automático (os motoristas não seguem viagem quando qualquer uma das portas estiverem aberta), que oferecem segurança e conforto aos passageiros.
 
Os ônibus urbanos e micros oferecem viagem segura e confortável em modernos assentos totalmente estofados. No interior dos veículos, exaustores proporcionam total ventilação ao ambiente. A iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos informando a linha e o itinerário dos novos ônibus são equipados com lâmpadas LED na cor branca. Estas lâmpadas duram mais e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, além de ecologicamente corretas.
 
Motor eletrônico e ecológico - Todos os novos e modernos ônibus urbanos são dotados de motor da marca MAN Latin America - OD Euro V, conhecido como “motor ecológico” que, por ser eletrônico, reduz em até 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional.
 
A empresa utiliza em seus veículos, o Diesel S-10, que contém 10 partes por milhão de enxofre. O Diesel S-10 é um combustível de última geração, utilizado na Europa e fundamental para reduzir a emissão veicular de poluentes. Estima-se que, quando utilizado nos veículos novos o S-10 propicia uma redução de 10% a 15% na emissão de material particulado e NOx, além de garantir  melhor partida a frio e reduzir a  fumaça escura.
 
O motor eletrônico dos ônibus possui o sistema EGR (recirculação dos gases de exaustão). Este sistema reutiliza parte dos gases de exaustão na mistura diesel e ar durante a combustão para a redução dos níveis de óxidos de nitrogênio (NOx). Assim, os gases poluentes são tratados antes de serem lançados ao ar, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar que respiramos e do meio ambiente.
 

Manutenção da Frota

Equipe Especializada
A manutenção da Translitoral conta com funcionários especializados nos segmentos de pintura de veículos, mecânica, elétrica, funilaria, motor, molas, pneus, abastecimento, além de equipe especial para o serviço de limpeza dos veículos.
A Manutenção tem a responsabilidade de garantir que a frota esteja devidamente operacional para ser utilizada 24 horas por dia em sete dias por semana. Por meio de um plano de manutenção preventiva e geral são realizadas intervenções nos veículos para garantir um ótimo funcionamento do veículo em operação assim como realizar com eficiência manutenção corretiva cuidando dos reparos necessários quando na ocorrência de defeitos.
 
Limpeza e Higienização da Frota
A empresa mantém uma equipe de funcionários do setor de Manutenção para a limpeza e higienização de todos os ônibus da frota. Este processo é realizado diariamente, ao término da operação feito com o uso de produtos específicos, que não agridem o meio ambiente, para veículos de grande porte.

 

 

Borracharia é Referência
A competência da borracharia da Translitoral é reconhecida pelas grandes empresas do segmento como Bridgestone, Pirelli e Michelin funcionando como laboratório de testes de seus pneus. Toda a equipe da borracharia conta com um elevado controle da utilização dos pneus que fornece dados técnicos de desempenho permitindo a gestão de trocas preventivas.

 

 
O nitrogênio é utilizado nos pneus para  garantir  maior eficiência, calibragem corretas, alinhamento, confiabilidade no uso e maior durabilidade, contribuindo também com a preservação do meio ambiente.A equipe especializada da equipe de Borracharia promove treinamentos para os motoristas com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos funcionários para que a empresa ofereça durante as viagens a maior segurança aos  passageiros.Durante o curso são abordados temas como questões de uso, manuseio e cuidados especiais com os pneus, bem como a sua manutenção e conservação.


Treinamento e Capacitação de Funcionários

Translitoral investe em treinamento para servir a comunidade
Responsabilidade. Esta palavra sintetiza a relação da Translitoral com seus clientes e a região. Com essa filosofia de trabalho, os funcionários das áreas de administração, manutenção e operação recebem treinamento constante, visando sempre a permanente melhoria do atendimento aos clientes e, em especial, aos passageiros portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.
 
Os funcionários da Translitoral participam durante todo o ano de treinamento elaborado pelo setor de Recursos Humanos e Instrutores de Tráfego da empresa. Os motoristas recebem orientações teóricas e práticas específicas sobre atendimento ao cliente, acessibilidade, relacionamento interpessoal, direção defensiva e econômica, mecânica básica e borracharia, além de segurança no ambiente de trabalho.
 
Os motoristas recebem aulas práticas durante o treinamento, dentro do veículo. São abordados assuntos, como: direção defensisa, atendimento ao cliente e ao passageiro com deficiência, técnicas de primeiros socorros, equipamentos obrigatórios de segurança, respeito às sinalizações de trânsito e conhecimento do veículo.
 

 
 


Atalhos da página

rodape
Rede Corporativa e-Solution Backsite